17.02.2010
Desidratação não é só doença de criança!
Adultos e idosos também podem sofrer com a desidratação, doença causada pela perda excessiva de água e sais minerais. A prevenção é bastante simples e o tratamento, rápido. Mas, se os cuidados adequados não forem tomados, pode levar à morte. Geralmente, ocorre com maior freqüência nos meses mais quentes do ano devido ao aumento da incidência de doenças gastrintestinais, principalmente no verão, período em que os alimentos estão mais sujeitos à contaminação por bactérias.
Quando o organismo não consegue repor a quantidade de água e sais minerais eliminada pelo corpo através das fezes, urina e suor, a desidratação se instala. Por dia, nosso corpo elimina cerca de 2,5 litros de água.
A melhor solução para tratar a desidratação é o soro caseiro, juntamente com uma alimentação adequada. Para preparar o soro, dilua uma pitada de sal e três de açúcar em um copo de água filtrada ou fervida. Misture bem e dê à vontade para o paciente, a cada 15 ou 20 minutos. Em postos de saúde, você pode encontrar a colher-medida padrão para preparar o soro caseiro. Se os sintomas não desaparecerem, a conduta correta é procurar ajuda médica.
Os sintomas mais comuns são sede, irritabilidade e sono, pele ressecada, olhos fundos e boca seca e os bebês podem apresentar um afundamento na moleira.
Como evitar: Siga algumas atitudes simples, que podem ser facilmente incorporadas ao nosso dia-a-dia.
- Guarde os alimentos perecíveis na geladeira. - Ofereça água para as crianças e idosos várias vezes ao dia, principalmente no verão. - Beba de 6 a 8 copos de água por dia. - Use roupas claras, leves e soltas. - Mantenha sua casa arejada. - Lave bem as mãos antes de ir para a cozinha e tenha o mesmo cuidado com as frutas e verduras.
FONTE: ttp://www.unimedjp.com.br/canais/saudeebemestar/dicasdesaude/verdica.php?id=70 ............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
|