Equilibrium
23.11.2009
Como evitar as indesejáveis cãibras ?

A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular involuntária. Geralmente surge quando o organismo perde muito líquido e sódio, mineral importante que atua na contração dos músculos. Pode ser provocada por fatores como problemas vasculares e neurológicos.

O desconforto que as cãibras causam desanima muita gente na hora de fazer exercícios. Causadas tanto por deficiência na alimentação tanto por movimentos mais bruscos ou exagerados, elas têm tratamento para não incomodar nunca mais. Mas, na hora de emergência, também dá para aliviar a chateação rapidinho. A seguir, o ortopedista Guilherme Sella, do Hospital Bandeirantes e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) fala das causas das cãibras e dá dicas para você se livrar delas.

Não é só falta de potássio:
As cãibras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.

Transpirar demais pode ser o gatilho:
Quem transpira demais e não repõe os sais minerais perdidos tende a sofrer mais com as cãibras. Por isso, nunca descuide da hidratação (água de coco é uma boa pedida).

Comer sal previne as cãibras:
É verdade, mas o consumo em excesso desencadeia edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial. A melhor forma de diminuir as cãibras é a prevenção, realizando exercícios regulares e adotando uma alimentação saudável.

Alongamentos para prevenir:
Os alongamentos evitam situações que favorecem o aparecimento de cãibras, como o encurtamento muscular (após uma contração muscular vigorosa).

A alimentação é sua aliada:
A ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, batata com casca e água de coco) pode ajudar na prevenção. Em casos freqüentes, no entanto, deve-se procurar um médico para avaliação e determinação da causa das cãibras.

O tratamento traz a cura:
As cãibras podem incomodar bastante, mas se você procura tratamento, elas param de aparecer, tanto no repouso quanto durante as atividades físicas.

Cãibras em lugares estranhos do corpo:
Algumas pessoas têm cãibras entre os dedos e em outros locais onde a musculatura não é diretamente solicitada, como a planta dos pés. Normalmente, isto ocorre devido à baixa oxigenação muscular, muito comum em dias frios, independentemente da solicitação muscular.

Atividade física pode aumentar a incidência de cãibras:
Acontece principalmente nas pessoas que não possuem condicionamento físico adequado e, por isso, acumulam muito ácido lático no tecido muscular. O reforço na alimentação ajuda a prevenir o problema, além do acompanhamento de um profissional durante o exercício.

Compressas para aliviar:
Aplicar uma compressa morna ou massagear o local para melhorar a oxigenação muscular são atitudes que melhoram o desconforto imediato (mas não resolvem o problema, que precisa de ajuda médica quando se torna recorrente). O alongamento muscular também melhora as dores.


FONTES:

http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4807-Controle-o-suor-e-tome-agua-de-coco-para-evitar-caibras.htm

http://www.brasilescola.com/saude/como-evitar-caibra.htm
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