Equilibrium
09.11.2009
Conheça algumas razões para usar filtro solar!

O uso de filtro solar faz bem tanto para a saúde, quanto para a estética. Confira o texto abaixo e coloque em prática nossas sugestões.



Verão é a estação do calor e do sol. No entanto, ficar bronzeada sem nenhum tipo de proteção é, segundo especialistas, uma irresponsabilidade. Por isso, seja em cachoeiras, rios e/ou praias, é importante não descuidar da proteção contra os raios solares, o produto deve ser passado de duas em duas horas.


Contudo para realmente ter eficácia e bons resultados com o protetor solar é necessário atenção e alguns cuidados extras.


Caso contrário, a pessoa perde o bronzeado mais rápido, pode ter uma queimadura, insolação, câncer e acabar com a pele envelhecida precocemente.


"Usar só o filtro solar não resolve. A proteção contra os raios é um conjunto de atitudes, como respeitar horário de maior insolação, ficar na sombra, usar chapéu e camiseta", explica o coordenador do programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcus Maia.


Segundo o médico, nunca estamos 100% protegidos da ação nociva do sol. "Se existisse um verdadeiro protetor solar nunca ficaríamos bronzeados. Além disso, sempre esquecemos de passar protetor em alguma parte do corpo, como a nuca e atrás da orelha."


O fator de proteção solar (FPS) do protetor é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade de dois miligramas do produto em cada centímetro quadrado do corpo. "A quantidade que cabe na falange de um dedo, por exemplo, é suficiente para proteger o dorso inteiro da mão, mas as pessoas usam muito menos do que isso no corpo", observa Maia.


A escolha do número de proteção do filtro (que normalmente varia de 2 a 60) deve levar em consideração o tipo de pele da pessoa e o tempo que ela leva para começar a ficar bronzeada.


"O FPS é um multiplicador do tempo que se leva para ficar queimado. Com o filtro 2, a pessoa começa a ficar vermelha em 30 minutos de sol. O tempo de ação do fator 30 é 45 minutos. Portanto, se a pessoa é clara, não é recomendável usar o filtro com proteção 2 porque ela terá uma queimadura", afirma o médico.


ESTÉTICA - O uso do filtro também tem fins estéticos. O dourado na pele que se consegue com ele é mais duradouro e sutil. "O bronzeado obtido em uma pessoa que usou filtro permanece por mais tempo porque a pessoa que fica vermelha - sinal de queimadura - fatalmente vai descascar", diz o especialista.


De acordo com Maia, os melhores filtros solares são aqueles que bloqueiam tanto os raios UVB (que causam queimaduras à pele) quanto os UVA (que danificam a pele sem causar queimadura e provocam o envelhecimento precoce da pele). O produto deve ser passado no corpo a cada duas horas.


"O filtro absorve a radiação e, depois deste período, deve ser reaplicado". Se transpirar demais, a pessoa deve passar novamente e, toda vez que entrar na água, o filtro deve ser reaplicado.


Maia salienta que não é só durante o verão que as pessoas devem usar protetor solar.


"Em dias de chuva e, inclusive durante o inverno, o produto deve ser aplicado porque, mesmo com tempo nublado, os raios conseguem ultrapassar as nuvens", finaliza o especialista.


ALGUMAS DICAS:


- Não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas;


- Não permaneça por longos períodos na mesma posição, como dormir, por exemplo. O ideal é mudar de posição freqüentemente;


- Áreas sensíveis, como rosto, lábios e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado;


- Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros não específicos, como descolorantes para os pêlos. Evite usá-los. Em geral, promovem queimaduras e podem aumentar os casos de alergia, além de não protegerem contra os efeitos das radiações solares;


- Escolha guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar;


- Lembre-se de hidratar o corpo, tome água ao longo do seu dia-a-dia,


- E também faça uso de cremes hidratantes após a exposição solar, assim manterás a pele mais saudável e seu bronzeado permanecerá por mais tempo. 


 


Texto retirado e adaptado da FONTE: http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?83285&PHPSESSID=2f1ef7915731d8f


 


............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
Equilibrium Pilates e Fisioterapia

Matriz - São Pelegrino: (54) 3537.7174
Filial - Desvio Rizzo: (54) 3537.7174
WhatsApp: (54) 9682.3579

equilibrium@studioequilibrium.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/EquilibriumCaxias
Instagram: @equilibriumcaxias

Caxias do Sul - RS
© Copyright 2009 Studio Equilibrium Ltda.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Gabriel Isoton