Equilibrium
26.10.2009
10 Dicas para aproveitar o máximo uma caminhada ou corrida

1. FAÇA UM EXAME MÉDICO!
    Antes de sair andando ou correndo por aí, consulte um cardiologista e um ortopedista. O primeiro vai analisar a quantas anda seu sistema cardiovascular e o segundo dará uma boa olhada no aparelho locomotor, observando, por exemplo, se os joelhos estão em boas condições para a atividade que você pretende fazer.



2. INVISTA EM EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE!
    "Um par de tênis com sistema de amortecimento diminui o impacto da pisada e protege as articulações, ensina Ricardo Cury, ortopedista e professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. E, em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam a perda de calor, são mais leves e, por isso mais confortáveis.



3. ALONGUE-SE!
    É fundamental para aumentar a flexibilidade das pernas e preparar os músculos para a atividade física propriamente dita. Porém o alongamento não deve ultrapassar os limites do corpo. Principalmente após a atividade física, pois há um desgaste natural em todo o sistema músculo-esquelético. Então, se você não pegar leve no “estica-e-puxa” podem ocorrer microlesões.



4. HIDRATE-SE!
    As pessoas que praticam caminhadas ou corridas precisam criar o hábito de beber bastante água, até porque ela vai sendo perdida conforme nos exercitamos. E, em percursos mais longos, leve um cantil para não ficar com o tanque vazio.



5. ESCOLHA O MELHOR LOCAL E...
    Especialmente para quem está começando, um terreno muito duro, irregular ou íngreme contribui para problemas nas articulações. A pessoa força uma determinada região e pode, por exemplo, desenvolver uma tendinite ou uma torção, explica Cláudio Pavanelli, fisiologista do esporte da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Por isso, prefira a grama ou até mesmo a esteira, se você ainda não está acostumado a dar voltas e voltas pelo bairro. Ah! Inicialmente evite terrenos inclinados para não gerar uma sobrecarga nos joelhos.



6. ... O MELHOR HORÁRIO!
    Prefira os períodos do dia com temperatura mais amena. O calor excessivo acaba limitando seu treinamento. Outra coisa: é melhor caminhar pela cidade quando houver trânsito pouco intenso. Assim, você faz seu exercício com mais segurança e menos poluição. Seus pulmões agradecem.



7. ATENÇÃO NO POSICIONAMENTO DOS BRAÇOS!
    O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano eles devem ficar em um ângulo de noventa graus em relação ao resto do corpo. Repare, que ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos.



8. OLHA O SINAL VERMELHO!
    Esse é um obstáculo inevitável para quem corre pelas ruas da cidade. E a ordem é não ficar parado. Por isso, quando não for possível prosseguir, dê pequenas voltas enquanto aguarda a luz verde. Ou vá até determinado ponto da calçada e retorne.



9. RESPIRE DIREITO!
    É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca. Ao imprimir um ritmo mais veloz ao exercício, acaba-se abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado basta não acelerar mais do que o habitual. E lembre-se de associar com a respiração a contração abdominal.



10. TOME UM BANHO FRIO!
    Após a atividade física, alongue-se como o recomendado no item 3, e fique embaixo da água em temperatura baixa. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores, sugere Ricardo Cury.


FONTE RETIRADA E ADAPTADA: http://boaforma.abril.com.br/fitness/atividades-aerobicas/10-dicas-tirar-maior-proveito-corrida-ou-caminhada-501144.shtml#


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