Equilibrium
05.09.2012
Dormir pouco compromete bem-estar e pode causar doenças!

43% da população brasileira apresenta algum tipo de distúrbio ou síndrome do sono.


 


Dormir bem é tão importante para a saúde quanto boa alimentação e exercício físico. No entanto, de acordo com o Instituto do Sono, 43% da população brasileira apresenta algum tipo de distúrbio ou síndrome quando está nos braços de Morfeu. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, quem dorme menos que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente e fica mais propenso a algumas doenças.


— A privação do sono pode comprometer a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo, como o hormônio do crescimento, cuja produção ocorre durante a primeira fase do sono profundo, o hormônio leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade, e a insulina, que retira açúcar do sangue — diz a consultora do sono Renata Federighi.


Segundo ela, a privação do sono pode causar dores no corpo, cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.


Se a privação se estender por longos períodos da vida do paciente, ocorre diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.


— As pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde e, consequentemente, vivendo mais. Isso demonstra a importância de se manter hábitos saudáveis, principalmente com relação ao sono.


VIDA E SAÚDE


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3838348.xml


............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
Equilibrium Pilates e Fisioterapia

Matriz - São Pelegrino: (54) 3537.7174
Filial - Desvio Rizzo: (54) 3537.7174
WhatsApp: (54) 9682.3579

equilibrium@studioequilibrium.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/EquilibriumCaxias
Instagram: @equilibriumcaxias

Caxias do Sul - RS
© Copyright 2009 Studio Equilibrium Ltda.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Gabriel Isoton