Equilibrium
26.03.2012
Água na medida certa!

Apesar de se falar bastante sobre a importância do consumo de água, muita gente acaba deixando isso de lado. E, nesta época de calor intenso, não consumi-la pode trazer sérios riscos à saúde. Para que seu corpo funcione direitinho e se mantenha sempre hidratado, é fundamental repor a água que é perdida naturalmente. E isso é tão simples!


Para começar, é importante destacar que não existe uma quantidade certa para o consumo, visto que cada organismo tem necessidades diferentes. Porém, para estar perto do ideal, a nutricionista e pesquisadora Jocelem Salgado recomenda uma conta simples: 35 ml de água para cada quilo do seu corpo, subindo para 50 ml a 60 ml por quilo para as crianças. Ou seja: cerca de 2,5 litros são suficientes para um adulto de 70 kg e, para uma criança de aproximadamente 30 kg, 1,5 litro basta.


Sucos, chás, frutas e outros alimentos também entram na matemática. Só não vale consumir sua “cota” de água em bebidas alcoólicas (que desidratam) nem em refrigerantes (que são ricos em sódio). No entanto, sempre que possível, opte pela água, que tem um papel importante em todas as funções do corpo. Veja as principais:


* Desintoxicar: a água dilui as toxinas do organismo e controla as substâncias excessivas ou que não têm mais utilidade no corpo.


 


* Colaborar na digestão: é fundamental nas reações de absorção de nutrientes, além de se encarregar pelo transporte e distribuição destes pelo corpo.


 


* Combater o inchaço causado por excesso de peso, má alimentação e falta de atividade física.


 


* Regular a temperatura do corpo: o cérebro identifica a temperatura e controla a liberação da água para manter a temperatura em equilíbrio.


 


* Ajudar no processo de excreção: a quantidade certa de água deixa os rins trabalhando bem e as fezes com consistência adequada.


 


Como tudo em excesso faz mal, é bom não perder o controle e tomar toda a água que encontrar pela frente. Se for ingerida em abundância, até mesmo ela pode ser prejudicial, por sobrecarregar os rins e diluir muito o sangue.
 


FONTE: http://www.portalvital.com/saude/agua/agua-na-medida-certa


............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
Equilibrium Pilates e Fisioterapia

Matriz - São Pelegrino: (54) 3537.7174
Filial - Desvio Rizzo: (54) 3537.7174
WhatsApp: (54) 9682.3579

equilibrium@studioequilibrium.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/EquilibriumCaxias
Instagram: @equilibriumcaxias

Caxias do Sul - RS
© Copyright 2009 Studio Equilibrium Ltda.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Gabriel Isoton