Equilibrium
21.02.2012
Cuidados especiais em corridas aos 40º

Em algumas regiões o sol já aparece há algum tempo, mas oficialmente entramos no verão no dia 22 de dezembro. A estação mais esperada do ano coincide com o período de férias, época de descanso para alguns - mas, para muitos, a ordem é treinar. O que fazer para não perder o ritmo de treinos nessa estação tão quente?


É possível treinar duro sem ser prejudicado pelo sol, que bate forte desde as primeiras horas da manhã? Preparamos algumas dicas de profissionais que vão ajudar os corredores a continuarem ativos na época em que a temperatura pode chegar aos 40º em algumas regiões.


O Professor da assessoria Run & Fun, João Póvoa, está acostumado ao clima quente nos dias de treino e deu dicas importantes. “Correr com altas temperaturas pode ser perigoso, podendo até ocasionar uma hipertermia. Alguns dos sintomas da hipertermia são suor intenso, confusão mental, câimbras, náuseas e perda de coordenação. Fique atento ao seu corpo, interrompendo o exercício caso identifique algum desses sinais”.


Horário e roupas ideais
“Evite correr entre 9h e 18h. Nesse período encontramos as temperaturas mais altas nos dias de sol forte. Utilize roupas leves, com tecido tecnológico e, se possível, com proteção contra raios UV. Viseiras e bonés são uma excelente opção para proteção do rosto. Lembre-se também do protetor solar”.


Intensidade e Benefícios
“Em dias muito quentes, procure realizar exercícios moderados. A freqüência cardíaca, referência utilizada por corredores, tende a estar mais alta nessas condições. Muitas vezes nos preparamos para uma prova, mas mesmo no inverno podemos encontrar altas temperaturas e temos que diminuir muito o ritmo quando não estamos adaptados. Por isso, treinar no verão gera adaptações fisiológicas que nos preparam para as provas em dias mais quentes. Mas não exagere: respeitando sempre as orientações.”


Competições
“Caso tenha alguma prova nesse período, evite correr forte, buscando melhora de recordes pessoais. Tenha em mente que a temperatura influi diretamente no seu desempenho”.


O nutricionista Rafael Brasília tem conhecimento de causa, já que também é triatleta. O profissional deu dicaa de nutrição que, aliadas as dicas de corrida, farão os seus treinos de verão serem muito mais eficientes.


Hidratação
"Para cada quilo perdido durante a atividade, devemos repor 70% a 100% desse peso em água ou isotônico. Se você perdeu 1kg, deve repor de 700ml a 1L de água ou isotônico. Pode ser como uma pré-hidratação, durante ou após o exercício".


Alimentação
"Deve ser leve tanto antes quanto depois dos exercícios. No calor excessivo, o sangue que estaria no sistema digestivo para absorver os alimentos estará desviado para cumprir o papel de termoregulação. Carboidratos pouco elaborados, sem molhos, são ideais, alem de proteínas menos gordurosas, como aves e peixes brancos. As saladas sempre serão bem recebidas, pois tem baixa caloria e praticamente zero gordura."


E então, pronto para o seu próximo treino?


Escrito por Bruno Reis, Nike Blogger


FONTE: http://inside.nike.com/blogs/nikerunning_training-pt_BR/2011/12/26/ver-o-treinando-aos-40-


............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
Equilibrium Pilates e Fisioterapia

Matriz - São Pelegrino: (54) 3537.7174
Filial - Desvio Rizzo: (54) 3537.7174
WhatsApp: (54) 9682.3579

equilibrium@studioequilibrium.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/EquilibriumCaxias
Instagram: @equilibriumcaxias

Caxias do Sul - RS
© Copyright 2009 Studio Equilibrium Ltda.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Gabriel Isoton