Equilibrium
02.04.2011
Cortisol: por que ele faz engordar?!

Cortisol é um hormônio que possui várias funções no organismo. Em situações de perigo é capaz de nos deixar em condições de agir com a rapidez necessária. O problema, como quase tudo, é o excesso.


O excesso de cortisol, desencadeado principalmente pelo estresse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais  e,  em excesso, provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura.


Acontece que quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima calórica para poupar energia em caso de algum perigo. Nosso cérebro não distingue ameaças reais de imaginárias (Para saber mais sobre este assunto clique aqui).


Outro efeito negativo do cortisol é que ele ativa o sistema de recompensa do cérebro que atua no controle e no gasto do acúmulo energético e no metabolismo de açúcares e gorduras. Se estimulado constantemente, como acontece no caso de estresse crônico, gera aumento de apetite e alterações que facilitam o armazenamento de gordura.


Outro agravante é que o cortisol é capaz de modificar o paladar. Isso mesmo. Pessoas estressadas tendem, a buscar conforto em alimentos calóricos e gordurosos, como bolos e frituras.


Isso se explica porque carboidratos simples se transformam rapidamente em energia e elevam a serotonina, substância que proporciona bem-estar.


A saída


Para baixar os níveis de cortisol, as medidas são simples:


- Pratique exercícios físicos com regularidade. Ele aumentam a endorfina, que proporciona bem-estar, e reduzem o estresse.


- Tenha cuidado dobrado com a alimentação. Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios. O café da manhã garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.


- Durma bem. Durante o sono o cortisol atinge seus níveis mais baixos e o hGH (hormônio do crescimento) está no seu no seu nível mais alto. Sem dormir bem a produção desses hormônios, ficará prejudicada e isso dificultará a formação da massa muscular, e quanto menos massa muscular, menor a queima de gorduras.


- Consuma menos cafeína. A cafeína aumenta os níveis de cortisol. Para isso basta o consumo de 2 a 3 xícaras de café. Cuidado, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição.


FONTE: http://wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel/2011/03/30/cortisol-por-que-ele-ajuda-a-engordar/?topo=87,1,1,,,87


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