Equilibrium
07.02.2011
Coma certo à beira da praia

O verão está ai. É tempo de curtir o sol, o mar, as festas, as férias, tudo numa boa. Mas, para que o período seja mesmo de folga, uma dica importante é não relaxar na alimentação.


Como, com o calor, o sistema digestivo fica mais suscetível a condimentos fortes e gorduras, frituras devem ser evitadas ao máximo, orienta a nutricionista Josi Faoro, especialista em nutrição Esportiva e Estética, de Caxias do Sul.


No verão, mesmo que o desejo não seja emagrecer, é preciso economizar nas calorias. É que o metabolismo reduz o ritmo e o organismo demanda menos energia para funcionar. Logo, se doses extras de calorias são consumidas estas são armazenadas em forma de gordura. Ou seja, ocorre aumento de peso.


Por outro lado, é fundamental aumentar o consumo de líquidos, devido à perda de água e sais minerais através do suor.


Confira, a seguir, algumas dicas da nutricionista Josi para aproveitar o melhor do verão.


Diga não às frituras
Se consumir salgadinhos na beira da praia prefira os assados. Nunca se sabe. Se o óleo foi reutilizado muitas vezes, o pastel, o camarão empanado, a batata frita, podem se transformar em desconforto e mal-estar, devido ao acúmulo de toxinas. Sem contar que frituras são hipercalóricas e de difícil digestão. Portanto, prefira petiscos de forno. Só evite empadas, que são ricas em gordura hidrogenada. Uma empada de frango tem, em média, 300 calorias. É o equivalente a um prato de salada com um bife de frango grelhado e duas colheres de arroz.


Cuidado com a maionese
O molho de maionese estraga rapidamente se conservado em temperatura inapropriada. Portanto, só consuma alimentos com maionese se estes forem preparados na hora e você tiver certeza de que o molho foi mantido sob refrigeração adequada.


Sanduíche, só se for de atum
Se a intenção é consumir sanduíche natural prefira opções com recheio de atum em vez daquelas com frango desfiado. As chances de contaminação do atum, industrializado, por bactérias são menores do que o frango desfiado artesanalmente.


Frutos do mar: melhor no restaurante
Evite comprar frutos do mar de ambulantes. Alimentos cozidos e expostos ao sol ou mal acondicionados estão sujeitos a bactérias e podem transmitir doenças como cólera e salmonelose.


Menos cerveja, mais água de coco
Embora beber uma cervejinha gelada debaixo do guarda-sol possa ser uma programação interessante, o consumo de líquidos à beira-mar não deve se restringir a bebidas alcoólicas. O álcool hidrata pouco, é rico em calorias, pobre em nutrientes e aumenta o apetite, segundo alguns estudos recentes. Mate a sede com água, água de coco e sucos naturais para repor os minerais perdidos com o suor.


Não quer engordar? Prefira picolé
Verão não é verão sem sorvete. Se não resistir, fuja da armadilha dos sorvetes cremosos supercalóricos, que chegam a 810 calorias se cobertos com caldas, flocos de chocolate etc. Prefira as versões light e diet. Os picolés de fruta, apesar do açúcar, também são boas opções porque têm poucas calorias.


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