Equilibrium
28.06.2010
Como controlar o excesso de sono!

Se você está sentindo sono durante o dia, provavelmente seu período de descanso noturno está sendo prejudicado em quantidade e/ou qualidade.


Você está fazendo uso de alguma medicação que possa causar sonolência? Seu trabalho ou estudos exigem que troque o dia pela noite? Se as respostas forem negativas, avalie se está dormindo o tempo suficiente: cada pessoa tem uma necessidade individual de horas de sono, mas a média para adultos é de sete a oito horas.


Se, mesmo dormindo um número suficiente de horas, a sonolência persiste, pode ser que seu sono esteja sendo freqüentemente interrompido, e você não esteja conseguindo alcançar a fase do sono chamada de reparadora, necessária para que nosso organismo recupere a energia despendida durante o dia.


Nesta fase, chamada de sono REM, é quando se dorme mais profundamente e quando várias reações bioquímicas se encarregam de restaurar as células "exaustas" do organismo, que trabalharam sem parar durante tantas horas.


Se dormirmos superficialmente, sem conseguir alcançar esta fase, acordaremos indispostos e mal-humorados, além de haver um desgaste orgânico que promove envelhecimento precoce.


Para ter uma boa noite de descanso, listamos algumas dicas abaixo:


- Evite ingerir à noite alimentos de difícil digestão, como carnes e alimentos gordurosos.


- Substâncias estimulantes, como café, chá preto, chocolate e refrigerantes também devem ser evitados. Procure adotar uma refeição leve.


- Evite levar preocupações para a cama. Escreva todas as pendências de seu dia e deixe para resolvê-las amanhã.


- Pratique uma atividade física durante o dia, pelo menos seis horas antes de dormir. Seu corpo ficará mais saudável e relaxado, facilitando o adormecer.


- Evite também a bebida alcoólica: além do álcool fazer mal à saúde, o sono pode demorar em chegar ou chegar com má qualidade.


- A televisão é hipnótica e a pessoa pode demorar mais a ver o programa e pegar no sono.


- O leite, de preferência morno, é um aliado para ajudar a pegar no sono.


- Assim como a bebida alcoólica, o cigarro também deve ser evitado.


- Procure manter horários regulares de sono.


- Ambiente: os sons e a luminosidade interferem no sono.


     Noites bem dormidas são aliadas de sua saúde, portanto, não tente combater o sono. Pelo contrário, entregue-se a ele e... Bons sonhos.


Fonte: http://cvirtual-anvisa.bireme.br


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