Equilibrium
24.05.2010
Mantenha a calma no trânsito. Confira esta dica!

Dicas para driblar o estresse durante os congestionamentos de trânsito.

Se você mora e trabalha nas médias e grandes cidades brasileiras provavelmente encara o trânsito pesado todos os dias. E é graças às horas que passa dentro de um veículo que muita gente fica com os nervos à flor da pele. Porém, o grande desafio é descobrir como suportar as horas de engarrafamento sem ter um ataque de ansiedade ou de raiva, que só trazem prejuízos à saúde.

Para a psicóloga Suzy Camacho*, a primeira providência é justamente tomar consciência de que não se pode mudar esta situação e, finalmente, aceitá-la. "Somos impotentes para mudar, sozinhos, o congestionamento. Portanto, o ideal é usar o tempo da melhor maneira possível, dentro das possibilidades de cada um", diz ela.

Por exemplo, se você está no carro, pode aproveitar para estudar uma língua estrangeira através de programas de áudio ou ouvir músicas que o acalmem e inspirem. Cantar também é uma ótima opção: que tal botar aquele som que você adora e soltar a voz?

É possível também realizar alguns exercícios simples - isso se o trânsito estiver parado mesmo, pois do contrário vai desviar sua atenção - como apertar bolinhas de borracha com as mãos ou espreguiçar-se.

Para aplacar a ansiedade, a psicóloga recomenda ainda maior controle da respiração, que ajuda a diminuir os batimentos cardíacos e relaxar. "Inspire profundamente pelo nariz contando até dez, retenha o ar contando até cinco e solte pela boca contando até dez. Fazendo isso por alguns minutos a pessoa já se sente melhor", garante Suzy.

Durante o trajeto, a psicóloga sugere que a pessoa vá pensando nas coisas boas que a aguarda ao chegar em casa, no banho, na cama, no jantar gostoso. "E também nos programas do fim de semana. Quando visualizamos a piscina, o jogo de futebol com os amigos ou a sessão de cinema, nós tendemos a nos acalmar, pois enxergamos a recompensa de todos esses momentos mais difíceis", afirma.

Além desse trabalho, é importante também investir em sua qualidade de vida. "A prática de atividades físicas regulares e da meditação contribuem para melhorar muito o quadro de estresse, assim como manter uma alimentação equilibrada e saudável", diz a profissional.

Por isso, comece a mudar esse estado emocional de estresse: você só tem a ganhar!

FONTE: http://www.nestle.com.br/nestlefazbem/materia.aspx?idMateria=670&idSecao=163

*Suzy Camacho é psicóloga e terapeuta familiar.
............................................................................................................................................................................................................
Outras notícias:
Equilibrium Pilates e Fisioterapia

Matriz - São Pelegrino: (54) 3537.7174
Filial - Desvio Rizzo: (54) 3537.7174
WhatsApp: (54) 9682.3579

equilibrium@studioequilibrium.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/EquilibriumCaxias
Instagram: @equilibriumcaxias

Caxias do Sul - RS
© Copyright 2009 Studio Equilibrium Ltda.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Gabriel Isoton